Antigos pensamentos

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Esse blog não tem nenhuma linha de pensamento e, por sinal, eu nem penso muito pra postar. Do jeito que vem o pensamento eu coloco. O tema da vez é o ciúme. [Eu com minha mania de querer racionalizar tudo..].
De acordo com o Houaiss:
ciúme: s.m. 1. estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo (mais us. no pl.) 2. medo de perder alguma coisa.

Primeiramente, todo sentimento é complexo. O sentir é bastante subjetivo e tem várias interpretações.
Zelo..não creio que ciúme possa se resumir nessa palavra. Pra mim, o ciúme está intimamente associado ao sentimento de posse, de que algo ou alguém é meu, me pertence. E o medo de perder, é o nosso ego falando mais alto, pedindo atenção e exclusividade -doce ilusão. Será que em 'sociedades primitivas' (termo pejorativo, eu sei) onde a poligamia era regra, as pessoas não eram mais 'livres'? Perdiam menos tempo e desgastavam menos os relacionamentos por ciúme?
(Afinal, sinto informar, mas ninguém é de ninguém..você pode se comprometer, mas isso não quer dizer que você é propriedade).

Por outro lado, o ciúme tem sua serventia para o ego alheio. No momento em que demonstro/digo a alguém que estou com ciúme dele (desse alguém) a pessoa se sentirá valorizada, como se o ciúme fosse a prova de bem-querer.


5 comentários:

Are Thays disse...

"Que seja eterno enquanto dure nosso amor
mas não fique fazendo ceninha de terror..."
...
(8)

Julio Melo disse...

pois é , e eu q tenho ciumes de tudo, acho q ciumes é mais insegurança, porem, agent tem q ter um pouco....

parabns adoros teus textos

Anônimo disse...

...
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós

P Leminski

Rave de Ranoli disse...

Parabéns, Suelen! Vou te presentear com um delicioso biscotito de limão pela sua produção escrita. Você afirma que não tem linha de pensamento, mas sua linha é a de não ter linha. Discurso filosófico? kkkkkkkkkk
O ciúme é algo muito bom de discutir. Ele oferece recursos, como você bem citou, para tratarmos de de outras discussões. A citar, posse, paixão, medo, insegurança. Parabéns! Seu temas estão ótimoos!

Érica de Paula disse...

Acho que existe alguns tipos de ciume...
Meu ciume, além da minha possesivida, que venho trabalhado muito, tem muito zelo nele...
Tenho uma amiga que a conheço há 15 anos.. bêucho... EU TENHO O DIREITO DE TER CIUME!!! hum!

=DD

 
Palavra de Mulher. Design by Pocket